Moodify

Paulo Tuna. O Homem das Facas que todos querem!

Paulo Tuna, The BladeSmith que significa “o forjador de lâminas”, ou seja, um pouco de cutileiro e de ferreiro. O artesão que trabalha todo o tipo de lâminas.

Pode dizer-se que Paulo já nasceu a gostar de lâminas, mas foi numa rifa, oferecida pelo seu avô que surgiu o primeiro canivete. Desde então, nunca sai de casa sem um, segundo ele “dá sempre jeito”. Tem uma coleção de 60 ou 70 modelos.

Transmontano de gema, trocou Vila Real pelas Caldas da Rainha e é por aí que o encontramos entre uma faca e outra.

As artes plásticas e a escultura, dão-lhe o excelente sentido estético e de perfeição.  Sim, porque uma faca não é simplesmente uma faca!

As suas facas, já fazem parte da história da cutelaria, não fossem elas das mais procuradas do país (e não só) 50 delas já foram parar ao melhor restaurante do mundo (o Noma).

As criações de Paulo Tuna são sempre peças únicas, todas feitas à mão e como tal há sempre um ou outro pormenor diferente. Esta singularidade, é visível até no processo de construção, o cliente tem carta branca para personalizar todos os elementos, mas na maioria dos casos a “facada” final é dele.

Tudo corre bem pelo mundo da forja, mas a escultura ainda corre nas veias de Paulo Tuna e um dia há-de lá voltar.

No mundo das lâminas, ainda gostava de criar um canivete de cavalheiro que segundo ele “é mais uma peça de joalharia…” .

Paulo despede-se entre uma fagulha e outra. E garante que o maravilhoso do seu dia a dia é nunca parar de aprender e evoluir. Paulo Tuna é um Moodernist!”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*