Alfaiate Style

Como o Homem se deve Vestir para um Casamento by Paulo Battista

creditos foto destaque: Manuel Manso

Quantas vezes já ouvimos dizer que é fácil para um homem escolher algo para uma ocasião festiva como, por exemplo, um casamento! É o que dizem, mas nós sabemos que não é bem assim.

Cada vez mais se multiplicam as experiências de cerimónia e com elas a escolha do outfit para cada ocasião. Casamentos religiosos, civis, na praia, em casa, enfim uma serie de possibilidades. Claro, que todas as sugestões de que vamos falar excluem os noivos e os padrinhos. O look dos noivos é tema para outra altura.

Então, vamos lá meus amigos….Começamos pelo fato, seguimos para os acessórios e terminamos nos sapatos. Nada pode ser esquecido!

O FATO

Temos sempre aquela regra do fato de cor clara até por volta do meio da tarde e fato escuro para depois desta hora juntamente com o copo de água. A hora a que se realiza o casamento, é uma informação decisiva na escolha do que vestir.  Em princípio, somente os noivos mudam de traje para a refeição a seguir à celebração o que nem sempre isso acontece.

Portanto, para os homens podemos seguir a regra acima, embora tudo seja um pouco relativo. Por exemplo, um fato azul escuro com risca de giz muito larga não é propriamente um  fato escuro. Ou um look em azul ou verde marinho também não podemos considerar totalmente claro.

É só para vos confundir e para verem como não é assim tão simples! Mas, claramente que somos mais fáceis do que o publico feminino, no que toca ao que vestir para ocasiões festivas. Nestas alturas, o melhor é fingirmo-nos de mortos e deixá-las experimentar 350 outfits diferentes, até encontrarem o tal.

O importante, meus amigos, é vencer o medo e a barreira do fato cinza, que é um invasor de toda a vida social. Como se não existissem outras cores, padrões ou feitios. Eu sou um exemplo, de que existe todo um mundo para além do fato cinzento.A escolha do fato vai influenciar todo o resto do conjunto.

Para a camisa a minha proposta é que deverá sempre ser lisa (branca ou azul clara) para permitir um jogo de riscas ou cores no fato,  juntamente com um ou outro pormenor que se destaque.

OS ACESSÓRIOS

Gravata, botões de punho e lenço de lapela. E, para os mais ousados em Portugal, um bowtie. Todos estes acessórios, devem  ser escolhidos com cuidado a partir do fato eleito. É importante terem atenção aos padrões, sejam eles riscas ou xadrez, para que não façam uma mistura perigosa.

OS SAPATOS

De facto, para além de um fato bem cortado, um homem deve apostar em sapatos de qualidade e confortáveis. Uma regra importante para a ocasião de um casamento é, nunca misturar sapatos castanhos com fatos pretos ou azuis escuros. Deve existir um equilíbrio no look do homem que é um todo onde se engloba sapatos, fato, camisa e acessórios. Um equilíbrio de cor e tonalidades que até pode ser muito vivo ou fora do comum.

Mas atenção, o dia é dos noivos portanto não sobressaia no seu outfit, pois o destaque é para eles.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*