Body Personal Trainer

25 Dicas para Começar a Treinar

Se é certo e sabido que a atividade física regular faz maravilhas ao corpo e à alma e é uma fonte de bem-estar e saúde, também é verdade que este não é dos hábitos mais fáceis de incutir em nós e nas nossas rotinas diárias. Por isso, deixo-vos algumas dicas para tornar mais fácil a prática de exercício fisico.

– Escolha atividades que gosta;

– Treine com um parceiro. Encontrar companhia para os treinos ajuda e motiva-o para sair de casa.

– Aproveite a hora de almoço. Não passe toda a hora do almoço sentado. Vá ao ginásio ou faça uma caminhada de 20 minutos com colegas de trabalho. Só depois é que almoça.

– Use um pedómetro. Ajudam a controlar o nível de atividade. Aponte para 7 a 10 mil passos por dia, ou mais.

– Use as escadas. Sempre que possível suba pelas escadas em vez de elevadores ou escadas rolantes.

– Saia na paragem anterior. Quando for de autocarro ou metro, saia uma ou duas paragens mais cedo e caminhe o resto do percurso.

– Estacione mais longe. Se vai de carro para o trabalho, estacione propositadamente um pouco mais longe do escritório. Pode parecer pouco, mas ao longo das semanas e meses estes minutos extra de exercício contam.

– Divirta-se. Experimente um desporto novo como ténis ou patins. Quanto mais gostar do exercício, maior a probabilidade de o praticar regularmente.

– Inscreva-se numa aula. Verifique os horários das aulas da escola de dança ou do ginásio mais próximo

– Mantenha um registo do exercício. Monitorizar a quantidade de atividade física que faz diariamente ajuda-o a fazer escolhas mais responsáveis.

– Dê as suas voltas a pé ou de bicicleta. Deixe o carro em casa para percursos inferiores a 2-3 quilómetros. Trate dos seus assuntos pendentes enquanto pratica exercício físico.

– Introduza o exercício na sua agenda. Reserve tempo do seu dia para exercício físico e anote-o na agenda.

– Marque uma hora. Decida qual a melhor hora para cumprir este novo hábito (de manhã, à hora do almoço, no final da tarde…) e mantenha-se fiel a esse horário. Se não tiver uma hora marcada, o mais certo é adiar para quando tiver mais tempo ou mais energia, depressa passa para amanhã, para depois de amanhã e lá se vai o hábito.

– Com prazer. Se associar um hábito à dor ou à pouca vontade, não vai querer concretizá-lo.

– Atribua um prémio. Estabeleça metas de curto prazo e recompense-se quando as atingir. Procure um evento específico para participar tal como uma corrida, ou um passeio a pé para manter a sua motivação.

– Pergunte a especialistas. Contratar um personal trainer para uma ou duas sessões ajudam-no a encontrar o treino adequado aos seus objetivos e necessidades. Quando se sentir com confiança, treina sozinho.

-Não salte dias. É muito fácil cair na tentação de dizer “Já faço exercício físico há 5 dias seguidos, hoje não preciso!”. Evite estes raciocínios se quiser realmente estabelecer o exercício físico como um hábito diário. No entanto, se tiver de falhar um dia, seja por que motivo, não se sinta mal, volte ao hábito no dia seguinte. Formar um hábito requer prática e a chave do sucesso aqui é a consistência.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*